Nova placa para veículos padrão Mercosul
Autoescola Veneza /// 03 de outubro de 2018 /// 17:00
O Brasil adota novo sistema de placas para veículos, seguindo padrão Mercosul. Esse modelo já está sendo utilizado no estado do Rio de Janeiro desde 11 de setembro e em breve deverá chegar também ao estado de São Paulo. Prepare-se para mudanças!
Por enquanto, a substituição das placas ocorrerá de forma gradual, mas abrangerá todo território nacional nos próximos anos. Esse novo padrão de placas já utilizado pela Argentina e Uruguai.
Novidades
O novo modelo de placa, padrão Mercosul segue o padrão europeu de placas de veículos, e possui 4 letras e 3 números, podendo ser embaralhados entre si, diferente do modelo atual que possui 3 letras, em sequência, seguidos de 4 números, também em sequência.
E não é só isso que muda no novo modelo de placas, a placa tem um fundo na cor branca, uma tarja superior na cor azul, com a bandeira do Brasil na parte superior direita. A placa terá também o nome da cidade e estado, abaixo de seus respectivos brasões na parte lateral direita.
A placa, inicialmente viria com um chip, o que possibilitaria funções diversas no acesso a informação dos veículos, como, por exemplo, compartilhamento de dados e informações entre as policias. Mas, teve essa exigência revogada pelo Denatran, e está vindo com um QR code, que permitirá acesso rápido as informações dos veículos mesmo sem acesso ao documento impresso, como já acontece com a CNH digital e CRLV digital.
Saiba mais sobre CNH digital clicando aqui.
Saiba mais sobre CRLV digital clicando aqui.
Segundo o Denatran, nas placas estarão gravados, como marca d’agua, o nome do país e do Mercosul, data de fabricação e o serial da placa. Os novos modelos dispensarão o uso de lacre.
Algo que segundo o Denatran não mudou foi o tamanho das placas, que continua com 40 cm de largura por 13 cm de altura, se tratando das placas de carro e 20 cm de largura por 17 de altura em motocicletas.
Placas de categorias diferentes
Diferente das placas atuais, que diferem a categoria do veículo pela cor de fundo da placa (fundo cinza para veículos particulares, fundo vermelho para veículos de aluguel, fundo preto para veículos oficiais, etc…), o novo modelo de placas padrão Mercosul terá sua distinção de categoria dos veículos pela cor dos caracteres da placa.
Preto – veiculo particular
Cinza – veículo de coleção
Vermelho – veículos aluguel ou aprendizagem
Amarelo – veículos diplomáticos ou consular
Verde – especial
Azul – veículos de órgãos oficiais
Como será minha placa nova? Mudam as letras e números?
O Denatran explicou como será a formação da sigla alfanumérica das novas placas.
A placa manterá todas as letras da placa antiga, e manterá também o primeiro e último número. No caso de carros, o segundo número será trocado por uma letra. Motos terão o seu terceiro número trocado por letra.
Exemplo:
L = Letra
N = Número
Carros
LLL NLNN
Motos
LLL NNLN
A substituição de letras por número ocorrerá de acordo com a tabela abaixo:
0 A
1 B
2 C
3 D
4 E
5 F
6 G
7 H
8 I
9 J
Por exemplo, suponhamos que placa atual de seu veículo seja VEN0010, no novo modelo de placa o segundo número, ou seja, o 0 será substituído pela letra A, e placa ficaria VEN0A10.
Nesse momento, o novo modelo de placas será utilizado para veículos 0 km ou aqueles veículos que realizarem transferência de proprietário, alteração de domicílio ou alteração de categoria. Lembrando que por enquanto só no estado do Rio Janeiro.
Veículos que tiverem a placa padrão Mercosul e forem transferidos para outros estados terão que voltar ao modelo de placa antiga e, futuramente, se voltarem a ser transferidos para o estado do Rio de Janeiro, serão obrigados a colocar a placa padrão Mercosul novamente.
Com a nova forma dos caracteres serão um total de 450 milhões de combinações possíveis, enquanto o modelo atual de placas oferece 175 milhões de possibilidades de placas.
E você, o que achou da nova placa? Deixe seu comentário abaixo!