Guia Básico sobre a Prova Teórica Detran

Autoescola Veneza  ///  03 de novembro de 2018  ///  20:26

A prova teórica é uma das etapas que todo candidato a primeira habilitação precisa passar antes de iniciar as tão esperadas aulas praticas.

Após ser aprovado em exame de vista e psicotécnico, frequentar o curso teórico, chega o momento em que aluno vai confirmar seu aprendizado no conteúdo teórico, ao ser submetido a prova teórica, como um dos pré-requisitos no processo da habilitação.

+Leia outras matérias do nosso blog

+ Saiba mais sobre como dirigir na chuva

A prova teórica avalia conhecimentos em legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, mecânica e meio ambiente.

Todas as questões da prova são no formato de teste, possuindo 5 alternativas, onde somente uma é correta.

A prova teórica atualmente tem a duração de 40 minutos e é composta por 30 questões, onde é considerado aprovado o aluno que tem um aproveitamento igual/superior a 70% na prova, ou seja, das 30 questões o candidato pode errar no máximo 9 questões para ser aprovado.

As questões são geradas aleatoriamente no banco de dados do DETRAN-SP, e podem ser estudadas através do aplicativo do DETRAN-SP, que simula a prova e com isso ajuda os alunos a se avaliarem antes de realizar a prova teórica.

Para ser aprovado na prova teórica é fundamental que o aluno frequente o curso teórico e possa assimilar bem o conteúdo que é ensinado durante as 2 semanas de curso.

Atualmente o curso teórico é composto por 45 horas/aula, sendo a duração de cada aula de 50 minutos. O curso é composto pela seguinte carga horária:

Legislação de Trânsito (18 horas aula)

Direção Defensiva (16 horas aula)

Noções de Primeiros Socorros (4 horas aula)

Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito (4 horas aula)

Mecânica Básica (3 horas aula)

Para que o aluno chegue preparado para realização da prova é fundamental o aprendizado e estudo de todo conteúdo que é visto no curso teórico.

+Conheça o site do Despachante Veneza

Apesar disso, é interessante observar o artigo 11 da Resolução 168/04, que especifica a quantidade de questões que devem ser abordadas nas provas, conforme se observa a seguir:

“Art. 11. O candidato à obtenção da ACC ou da CNH, após a conclusão do curso de formação, será submetido a Exame Teórico-técnico, constituído de prova convencional ou eletrônica de no mínimo 30 (trinta) questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina, organizado de forma individual, única e sigilosa, devendo obter aproveitamento de, no mínimo, 70% (setenta por cento) de acertos para aprovação.”

Observe que o número de questões deve ser proporcional à carga horária de cada disciplina. Assim sendo, numa prova de 30 questões, deveriam ser observadas as seguintes proporções:

  1. Legislação de Trânsito – 12 questões;
  2. Direção Defensiva – 11 questões;
  3. Primeiros Socorros – 3 ou 2 questões
  4. Meio Ambiente e Cidadania – 3 ou 2 questões;
  5. Mecânica Básica de Veículos – 2 questões.

Perceba a importância de aproveitar esse período de curso teórico para aprender sobre legislação de trânsito. Além de ser o conteúdo que abrange a maior parte das questões da prova teórica, é um conteúdo que você levará para toda sua vida, que lhe dará capacitação para ser um melhor condutor, conhecendo seus diretos e deveres na condução de seu veiculo.

+Saiba mais sobre o Autoescola Veneza

+Leia outros posts do nosso blog

Em caso de reprovação em prova teórica, o aluno deve aguardar o prazo de 15 dias (prazo esse estipulado pelo DETRAN), para que possa realizar um novo exame teórico, portanto fique atento ao realizar sua prova, para não ser reprovado por questões banais.

Uma das principais razões que levam os alunos a reprovar na prova teórica, além do nervosismo, é claro, mas a tentativa de decorar a resposta de algumas questões, sem entender o conteúdo que está sendo ensinado na disciplina.

Nós, do Autoescola Veneza, sempre instruímos nossos alunos a prestar o máximo de atenção durante as aulas do curso, na busca de compreender o conteúdo que está sendo ensinado em aula. Preste atenção as dicas e conteúdos que os professores sinalizam como mais importantes durante as aulas.

Além disso, outra boa pratica é estar sempre fazendo simulados durante seus estudos sobre o conteúdo. Como dito acima, o DETRAN SP oferece simulados em seu site, e você também pode acessar esses simulados por meio do aplicativo do DETRAN – SP.

Quando fizer os testes em simulados observe sempre o tempo que você está levando para concluir a prova. Lembre-se que você terá 40 minutos para concluir o teste. É sempre recomendável que em seus testes sobre ao menos 7 minutos desse tempo, para que no dia da prova você consiga realiza-la em tempo hábil.

Avalie também a quantidade de questões que você está acertando nos simulados. Se você está errando 6 questões ou mais, é um forte indicativo que você precisa de mais estudo para não ser reprovado no dia da sua prova teórica.

Enfim, esperamos, com esse guia básico sobre a prova teórica, auxiliar você a passar por essa etapa sem nervosismo, sem reprovação e nos colocamos a disposição para esclarecer qualquer duvida ou auxiliar no que for necessário para que você tenha êxito em seu processo de habilitação.

Qualquer duvida, entre em contato conosco!

Boa sorte!!