Faixa exclusiva de ônibus no centro de Ribeirão Preto

Autoescola Veneza  ///  26 de setembro de 2018  ///  23:40

Evite ser multado. Fique atento com a nova faixa exclusiva de ônibus em Ribeirão Preto

O motorista em Ribeirão Preto está se deparando com mudanças no trânsito na região central da cidade. Foi implantada uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Américo Brasiliense, entre as ruas Jose Bonifácio e a Visconde de Inhaúma.

A faixa, localizada do lado direito da rua, que antes era somente uma faixa preferencial, agora passou a ser faixa EXCLUSIVA de ônibus, e todo motorista transitar por essa faixa estará sujeito a multa.

A multa por transitar em faixa exclusiva de ônibus é infração contra o inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, que tem a seguinte redação:

“Transitar com veículo:

(…)

III – na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo nos casos de força maior e com autorização do poder publico competente:

Infração – gravíssima;

Penalidade – multa e apreensão do veículo;

Medida Administrativa – remoção do veículo.”

Ou seja, a multa por transitar na faixa exclusiva de ônibus é de R$ 293,47, e ocasiona a perca de 7 pontos no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte público em Ribeirão Preto, afirmou através de comunicado, que até o dia 12 de outubro, irá orientar os motoristas e comerciantes para que haja adequação as novas exigências.

A partir dessa data os motoristas que desobedecerem a sinalização serão multados.

Os motoristas só poderão utilizar a faixa da direita para realizar conversão ou acessar estabelecimentos comerciais ou residenciais.

Na faixa da esquerda, ao longo desse trecho, será proibida a parada e o estacionamento de veículos, estando sujeito a multa o descumprimento.

Ainda de acordo com a Transerp, existem 30 linhas de ônibus que circulam atualmente pela rua Américo Brasiliense, após a inauguração de três terminais urbanos, na Praça das Bandeiras.

São cerca de 80 ônibus por hora e aproximadamente 17 mil passageiros por dia.

O objetivo da faixa exclusiva, segundo a Transerp, é garantir o bom andamento do trânsito, bem como um menor tempo de viagem no transporte coletivo e a pontualidade do serviço.

As demais faixas de ônibus existentes na cidade não sofreram alteração, ou seja, continuam como faixas onde o trânsito por ônibus é preferencial.

Todas as alterações já estão com a sinalização no chão e sinalizações laterais alteradas.

Fique atento as mudanças. Evite as multas de trânsito.

Confira os outros artigos do nosso blog. Clique aqui e fique informado!