7 dicas para dirigir na chuva com segurança

Autoescola Veneza  ///  17 de outubro de 2018  ///  11:28

Estamos em outubro, e junto com a primavera que se iniciou no fim de setembro, chegou o período do ano onde a frequência das chuvas são maiores. Segundo estatísticas dos últimos 30 anos, devemos ter até o fim de março os meses mais chuvosos do ano.

Diante dessa realidade, nós do Autoescola Veneza, separamos 7 dicas valiosas, para que você esteja atento no trânsito e saiba lidar com as adversidades que a mistura: “direção + chuva” pode trazer aos condutores.

Como dirigir com segurança na chuva????

Fique ligado e rode tranquilo!

+saiba mais sobre o Autoescola Veneza. Clique aqui.

+leia outras matérias de nosso blog. Clique aqui.

É preciso ter cautela para dirigir na chuva. Um fato é que as condições que o veículo enfrenta se alteram, as condições que nós condutores enfrentamos se alteram, e com essas mudanças, precisamos estar atentos.

A via se torna mais escorregadia, a visibilidade do condutor diminui, geralmente o tráfego de veículos se torna mais lento, aumenta a possibilidade de uma derrapagem do veículo ao acionar os freios… Enfim, são condições diferentes de um trânsito sem chuva.

Para dirigir na chuva com segurança, é fundamental que seu veículo esteja em boas condições de uso e conservação, e que você fique atento em todos momentos e circunstâncias.

Leia nossas dicas até o final. 😉

1 – Verifique sempre a condição dos limpadores de para brisa

O limpador de para brisa é um equipamento muito mais acionado nos veículos nesse período do ano, mas que geralmente fica esquecido nos meses sem chuva.

Por isso é fundamental verificar a condição dos limpadores de para brisa para poder dirigir com segurança nos meses chuvosos.

Com o desgaste da borracha dos limpadores de para brisa, a visibilidade fica comprometida, além daquele barulho incomodo ao se acionar o equipamento.

De uma forma geral, recomenda-se que o limpador de para brisa seja substituído uma vez ao ano, podendo variar esse prazo dependendo a utilização do mesmo.

Para garantir a segurança, nós do Autoescola Veneza recomendamos a substituição do limpador de para brisa agora em outubro, no início da temporada das chuvas.

Com isso você vai ter um equipamento de qualidade durantes os próximos 6 meses, que vai garantir que você possa enxergar amplamente durante os momentos em que dirigir na chuva seja necessário.

2 – Verifique as condições dos pneus

 Pneus carecas e asfalto molhado não combinam. Essa pode ser uma mistura desastrosa nesses períodos chuvosos.

Para dirigir com segurança na chuva, seu veículo precisa ter aderência ao asfalto molhado.

São justamente pneus em boas condições que garantem a tração necessária para que não ocorra a derrapagem do seu carro ou moto durante a chuva ou ao trafegar em vias com grande volume de água.

Para facilitar a nossa vida, os fabricantes de pneus colocam um indicador visual de desgaste, entre os sulcos dos pneus, que nos mostram se o pneu precisa ser substituído ou não.

Sulco nos pneus são os cortes ou fissuras na borracha, desenhados pelos fabricantes.

A legislação brasileira exige que os pneus tenham pelo menos 1,6 mm de altura nos sulcos dos pneus como medida de segurança.

Fique atento as condições dos pneus de seu veículo, mesmo porque dirigir com pneus carecas é infração grave, no valor de R$ 195,23, e gera 5 pontos no prontuário do proprietário do veículo.

+Saiba mais sobre multas de trânsito. Visite o site do Despachante Veneza.

3 – Mantenha os faróis ligados mesmo de dia

Dirigir com os faróis ligados durante o dia já é uma realidade aos motociclistas e a quem trafega pelas rodovias no Brasil.

Durante os períodos de chuva é fundamental que os condutores acendam os faróis de seus veículos. Isso aumenta a visibilidade no trânsito e ajuda a prevenir acidentes.

Aproveite esses dias, no início do mês de outubro, e verifique as condições das lâmpadas de iluminação de seu veículo.

É muito importante não somente que os faróis de seu veículo estejam em perfeito funcionamento, mas também que as luzes das lanternas traseiras e as luzes de freio estejam em perfeito funcionamento.

Lâmpadas queimadas também ocasionam em infração, que nesse caso é de natureza média, com o valor de R$130,16, e 4 pontos no prontuário de condutor.

4 – Não acione os freios bruscamente

Frear bruscamente durante períodos de chuva pode ocasionar no travamento das rodas e fazer com que o veículo deslize pela via, ocasionando a perca de controle ou colisão com veículo da frente.

É muito importante que o freio seja acionado de forma gradativa, e para tanto, o veículo deve estar sendo conduzido em uma velocidade moderada que para que mesmo sem acionar o freio bruscamente o veículo pare no momento adequado.

Ao ver as luzes de freio acessas do veículo da frente, acione o freio gradativamente e fique atento para evitar colisões.

5 – Mantenha à distância de segurança do veículo da frente

Para dirigir na chuva com segurança é necessário manter uma distância segura do veículo da frente.

Em condições de chuva se recomenda a regra dos cinco segundos, que funciona da seguinte forma:

Você deve observar um ponto fixo na via. Quando o veículo que esta a sua frente passar por esse ponto você começa a marcar o tempo. O ideal é que após 5 segundos você passe por esse ponto.

Observando essa regra você se manterá a uma distância segura, que possibilitará a você alguma medida emergencial caso seja necessário para evitar algum acidente com o veículo da frente.

6 – Pare o veículo se necessário

Para dirigir na chuva com segurança vão existir momentos em que parar o veículo poderá ser necessário.

A chuva muito forte compromete a visibilidade em algumas situações, mesmo com o limpador de para brisa ligado em sua maior velocidade, e será mais seguro parar o veículo por alguns instantes até que a chuva diminua e você possa conduzir seu veículo com segurança.

Se você decidir parar seu veículo lembre-se de escolher um lugar seguro, para evitar acidentes na via, e se for o caso ligar o pisca alerta e manter os faróis acessos para que seu veículo seja visto pelos demais que continuam trafegando pela via.

7 – Cuidado a atravessar lugares alagados

Geralmente, nos grandes centros urbanos, alguns lugares costumam ficar alagados em momentos de chuvas intensas.

Se você tiver que passar por alguns desses lugares é preciso atenção e cautela para evitar  que seu veículo fique parado no meio do alagamento.

Procure observar se o alagamento não esta grande demais para seu veículo passar. Se este for o caso é melhor não arriscar e esperar que o volume de água abaixe. Geralmente indicamos que se o alagamento estiver superior a metade das rodas do veículo é melhor não seguir e esperar.

Caso você considere que é possível passar pelo alagamento, procure observar se existem outros veículos passando e siga o trilho pelo mesmo caminho, pois dessa forma você se científica que não existem buracos ou bueiros abertos.

Mantenha a aceleração constante e jamais pare ou tente dar marcha ré com o veículo já nas áreas alagadas.

Conclusão

Sem dúvida alguma, se você seguir essas dicas para dirigir com segurança em tempos de chuva, você vai ter êxito, evitando acidentes e contratempos, e com a prática, até mesmo superar o medo de dirigir sob essas condições, se for esse o seu caso.

Vale lembrar que no Autoescola Veneza temos profissionais qualificados para te auxiliar no treinamento e instrução.

Dessa forma você conduzirá o seu veículo sob as mais adversas situações, mantendo a segurança e a confiança necessária para evitar acidentes.

Entre em contato conosco caso seja necessário.

Forte abraço e siga seguro!