Como escolher uma autoescola?

Autoescola Veneza  ///  19 de novembro de 2018  ///  00:56

Grande parte das pessoas que já passou por esse processo sabe como a escolha de uma autoescola envolve ansiedade e diversas dúvidas. Afinal de contas, a Carteira Nacional de Habilitação é um documento de extrema importância, e a autoescola tem um papel determinante para que o aluno tenha sucesso na conquista da CNH.

Para muitas pessoas a Carteira Nacional de Habilitação é muito mais que um documento; porque faz parte de um processo de conquista de objetivos para alguns; liberdade, independência e a realização de um sonho para outros.

Algo fundamental nesse processo de habilitação é saber escolher a autoescola em que você vai se matricular, para que o seu processo de habilitação seja algo seguro, prazeroso, eficiente, que tramite de forma tranquila e te traga satisfação.

Mas, enfim, como escolher uma autoescola??

Separamos para você algumas dicas fundamentais que irão lhe ajudar a fazer uma escolha consciente.

Desconfie de valores muito baixos e incompatíveis com o valor médio cobrado pelas demais autoescolas.

Não faz muito tempo que essa imagem circulou em larga escala nas redes sociais.

Escolher a autoescola mais barata pode não ser sinônimo de um bom negócio, mas de uma grande dor de cabeça que se aproxima.

Mas, quando afirmamos que você deve ficar atento com autoescolas que cobram valores muito baixos ou que fazem promoções milagrosas, não estamos dizendo que você não deva fazer cotações e comparações de preço.

A ideia que queremos transmitir é que a sua escolha por autoescola não pode se basear somente no preço que a autoescola cobra.

Portanto, algo que você deve ter mente é que autoescolas são empresas que oferecem prestação de serviço, ou seja, a CNH que uma autoescola vende não é a mesma CNH que outra autoescola vende.

Ficou confuso? Vamos dar um exemplo para você entender melhor:

Suponhamos que você queira comprar uma Coca-Cola de 2 litros.

Quando você faz sua pesquisa de preços você sabe que a Coca-Cola que está a venda no supermercado é a mesma Coca-Cola que se vende na padaria, ou no depósito de bebidas, e então faz sentido você comprar onde estiver mais barato, pois o produto é o mesmo.

Quando se pensa em autoescola essa não é a mesma realidade, pois você não está comprando um produto, você está contratando um serviço, uma prestação de serviços.

Então, você pode pagar mais barato na sua habilitação e depois fazer aulas com instrutores incapacitados, sem experiência, mal educados, que não te passam segurança…

Você corre o risco de se matricular em autoescolas que trabalham de forma irregular e que estão sujeitas a bloqueios e penalidades do DETRAN…

Você corre o risco de demorar meses e meses para concluir seu processo de habilitação em autoescolas que “enrolam” o aluno…

Você pode estar sujeito a reprovas, por falta de interesse na sua aprovação por parte da autoescola, para que eles possam recuperar o valor impraticável que fazem na hora de vender a CNH para você…

E existem inúmeros outros riscos…

Vale se atentar que as principais reclamações referentes a autoescolas no site do Reclame Aqui (clique e veja) estão relacionadas a má prestação de serviços e cobranças indevidas.

Portanto, quando for escolher uma autoescola, não faça sua escolha pensando somente em quem cobra mais barato.

Avalie qualidade e bom atendimento

O ideal quando for escolher uma autoescola é conciliar preço + qualidade + bom atendimento.

As autoescolas que oferecem o melhor custo beneficio nem sempre tem o preço mais barato.

Mas quando se leva em consideração o serviço prestado, o atendimento que oferecem, o tempo real que levam para entregar a CNH para seus alunos, o índice de aprovação, dentre outros fatores, se tornam as autoescolas ideais para serem escolhidas.

Portanto, fique atento, pois pequenos detalhes que podem ser observados na hora de escolher uma autoescola (e que juntos compõem um conjunto de qualificação e excelência no atendimento), fazem muita diferença para um aluno que nunca dirigiu.

Verifique a disponibilidade por instrutores de ambos os sexos no ensino (se isso é importante para você).

Verifique também quais são os veículos que são utilizados para ministrar as aulas, o método de ensino, a opção por direção hidráulica, ar condicionado, entre outros elementos.

Os instrutores e veículos serão sempre os mesmos durante o processo? A(s) pessoa(s) que estarão te instruindo estão realmente cientes da sua evolução e deficiências que precisam ser trabalhadas durante o andamento das aulas?

Verifique o atendimento que a autoescola presta por todos os canais de comunicação possíveis: telefone, email, whatsapp, redes sociais, etc…

O atendimento é realizado de forma educada? Eficiente? As informações prestadas atendem as suas duvidas? O tempo de resposta é satisfatório?

Lembre-se de avaliar os parâmetros antes de escolher a autoescola de sua preferência.

 

Exija um contrato de prestação de serviços

Pode parecer uma instrução banal, mas acredite, muitas pessoas ainda iniciam seu processo de habilitação sem fazer um contrato de prestação de serviços com a autoescola de sua preferência.

Então, quando você escolher a autoescola que vai tirar sua CNH é fundamental que você se informe se irão lhe fornecer um contrato de prestação de serviços.

Uma vez, com o contrato em mãos, fique atento ao seu contrato, pois ele vai regular os valores cobrados e vai impedir que práticas abusivas se estabeleçam no futuro.

Com um contrato firmado, você terá segurança e ciência, para o exercício de todos seus direitos e deveres, desde o inicio de seu processo de habilitação até o seu término.

Lembre-se: serão meses de relacionamento, onde muitas variáveis podem ocorrer, como aumento de combustíveis, aumento de taxas estaduais, a necessidade de contratação de serviços não inclusos no plano inicial, como aulas extras, faltas, reprovas, desmembramento…

E você precisa saber qual valor deverá pagar caso sejam necessários.

Quando for escolher uma autoescola, escolha uma autoescola séria. Exija um contrato de prestação de serviços.

Procure sempre indicação

Quando for escolher uma autoescola é sempre muito importante procurar indicações.

Dessa forma, caso você tenha interesse por alguma autoescola procure saber se você conhece alguém que está tirando CNH nessa autoescola, ou que já tirou CNH recentemente na autoescola, e saiba sua opinião.

É fundamental conhecer o relacionamento que a autoescola mantém com seus alunos depois que o aluno assinou o contrato de prestação de serviços e está matriculado na autoescola.

É bom conhecer qual é o tratamento que os instrutores dão para os alunos em aula, saber se são pontuais, se são calmos, se realmente sabem ensinar.

Vale lembrar que bons profissionais não trabalham por qualquer salário, portanto, autoescola que

cobram valores muito baixos provavelmente, não terão excelência no ensino e atendimento ao cliente.

Algo que você precisa ter em mente é que você frequentará por meses a autoescola que você escolher.

Você não quer transformar seu processo de habilitação em um processo de stress, irritação e desânimo. Perdendo a motivação em lidar com pessoas e ter que estar sempre atento, pois tem a impressão que está sendo enganado ou enrolado pela autoescola.

Todos esses são problemas que podem ser evitados procurando opinião sincera de alunos que estão matriculados na autoescola que você está interessado.

Verifique o índice de aprovação dos alunos

Em tempos de conectividade, quando informação chega rápido a todos os cantos do planeta, não é difícil ter acesso ao índice de aprovação das autoescolas.

A anos atrás, para saber o índice de aprovação das autoescolas, os DETRANs usavam estatísticas que ficavam fixadas em seus prédios físicos, o que tornavam o processo de consulta trabalhoso.

Hoje em dia, qualquer pessoa pode consultar o site do DETRAN e ter acesso ao índice de aprovação da autoescola de seu interesse, o que sem dúvida alguma, ajuda a escolher uma autoescola com mais consciência.

Quando for verificar o índice de aprovação da autoescola de sua preferência, lembre-se de observar os percentuais dos últimos 12 meses pelo menos (quando isso for possível), para ter uma ideia real se determinada autoescola tem de fato um bom índice de aprovação.

Lembrando que a portaria n.87/2017, do DETRAN SP, exige um índice mínimo de 60% de aprovação dos alunos para cada autoescola.

Conclusão

Bom… Essa pode não ser a fórmula mágica do seu sucesso quando for escolher uma autoescola, mas, sem dúvida alguma, essas dicas irão lhe ajudar e fazer uma escolha mais consciente e minimizar as possibilidades de insatisfação futura quando for tirar sua carteira nacional de habilitação.

Conheça a equipe Veneza! Uma autoescola com mais de 18 anos de tradição e excelência na formação de condutores em Ribeirão Preto!

Faça-nos uma visita! Nos colocamos a sua disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida existente.

Um abraço e sucesso em seu processo de habilitação!