Campanha de concientização sobre o manuseio de celular ao volante

Autoescola Veneza  ///  12 de agosto de 2018  ///  14:33

O mês de agosto foi escolhido pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Transito) para realização da campanha  de  conscientização  sobre os  riscos  do  manuseio do  celular  ao volante.

Voce sabia que uma selfie feita pelo motorista enquanto dirige pode distraí-lo por até 14 segundos, tempo necessário para percorrer 400 metros e ser suficiente para causar acidentes fatais.

Usar o smartphone ao dirigir é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 252,V; considerado infração gravíssima, no valor de R$293,47, gerando a perca de 7 pontos na CNH, e aumenta o risco de acidentes em 400%.

Em uma pesquisa realizada em julho deste ano, pela empresa Arteris, com 2.686 motoristas ouvidos, nas cinco regiões do país, 51,9% dos brasileiros afirmaram fazer uso do celular ao volante, sendo que os jovens de 18 a 30 anos os que mais utilizam o celular.

“Essa pesquisa foi feita em todo o país, com mais de 2 mil motoristas habilitados, feita proporcionalmente para que pudesse abranger todas as regiões do Brasil, mas também não tem variações tão diferentes. A gente percebe um perfil do motorista do país, que sabe da proibição, mas comete infrações”, comenta Elvis Granzotti, gerente corporativo de operações da Arteris.

Seja consciente! Não use celular ao volante!